4 motivos para entrar na área de tecnologia

Por: Gabriele Santos Paz

Escolher uma carreira para seguir, ou mesmo mudar de área, pode ser um grande passo na vida de alguém. É preciso avaliar as vantagens e desvantagens dessa escolha, bem como da área escolhida.

Das 30 profissões mais promissoras para o ano de 2021, segundo levantamento da consultoria de recursos humanos PageGroup, a área de Tecnologia da Informação (TI) ocupa o segundo lugar no ranking.

Isso se vê como um reflexo da pandemia que acelerou a transformação digital nas empresas e fez com que esse setor passasse pela crise sem grandes dificuldades. Com isso, também ficou em evidência a grande demanda por novos projetos e profissionais qualificados.

Pensando nisso, reunimos quatro motivos para quem está pensando em entrar na área de tecnologia ou quem considera uma transição de carreira. Confira abaixo:

O que é uma carreira em tecnologia?

Antes de falarmos sobre os principais motivos para adentrar na área de Tecnologia da Informação, vamos entender do que se trata uma carreira nesse setor.

Existe uma gama de oportunidades e possibilidades no mercado de trabalho para a área de TI. É importante conhecer as diferentes possibilidades da carreira para fazer a melhor escolha e ser um profissional requisitado.  Confira algumas opções:

  • Pessoa desenvolvedora;
  • Pessoa engenharia de software;
  • Pessoa Analista de dados;
  • Product Owner;
  • Especialista em segurança da informação.

Assim, um único curso pode levar a pessoa a diversos lugares ocupacionais e, também, a construir uma carreira sólida.

Amplo mercado de trabalho

Como falado anteriormente, muitas pessoas que estão em busca de um início ou nova carreira, estão se voltando à área de TI. E, um dos principais motivos para isso estar acontecendo, é a quantidade de oportunidades para esta área no mercado de trabalho .

Em pouco tempo, todas as empresas precisarão de profissionais para ocupar os mais distintos cargos na área de tecnologia. Isso porque, a tecnologia torna-se um pilar extremamente necessário dentro das empresas, principalmente para tornar os processos mais inovadores, rápidos e automatizados. Sem contar, da necessidade de atualização das organizações para permanecerem competitivas nos seus respectivos mercados.

Pode-se perceber isso pelo próprio mercado brasileiro, já que o setor de tecnologia da informação é um dos setores que mais vem crescendo e desenvolvendo novas áreas e oportunidades para os profissionais.

Em 2015, por exemplo, o país enfrentava o início de uma recessão, contudo o setor de TI crescia em 4,2%. Já em 2017, período de demissões em massa em grandes empresas, o mesmo setor cresceu 7,2%¹.

A graduação voltada a tecnologia capacita estudantes a atuarem em diversos setores. A programação é a principal deles, pelo grande número de boas vagas disponíveis, entretanto, existem diversas opções. O Curso de Ciência da Computação, por exemplo, prepara você para oportunidades como atuação com Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Segurança da Informação, desenvolvimento de Inteligências Artificiais e diversas outras possibilidades que constantemente beneficiam bons profissionais no mercado.

Fora todas essas possibilidades, o empreendedorismo também é uma opção viável. Abrir o próprio negócio pode fazer com que você participe no crescimento de outras empresas sem estar conectado a elas e decida para onde vai a sua carreira.

Com todos esses fatores, podemos perceber a solidez do mercado de tecnologia da informação e o espaço de crescimento proporcionado para quem deseja se tornar um profissional dessa área.

Continue a leitura para conferir mais motivos para adentrar no mercado de TI!

Oportunidade de carreira

Com o que pudermos perceber previamente, fica claro que a área da Tecnologia da Informação é uma das melhores para se investir ao se pensar em uma carreira. Além da grande gama de oportunidades profissionais, a média de salários nessa área é muito alta.

Um levantamento do Guia da Robert Half identificou que, no Brasil, a faixa salarial de um desenvolvedor mobile varia entre R$ 5.500 e R$ 19.350², dependendo do nível de conhecimento do profissional e da localização.

Por esse, e mais fatores abordados na continuação deste tópico, estudar Tecnologia da Informação deixou de ser uma opção para apenas aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho, ou os apaixonados por tecnologia. A área tem atraído olhares de profissionais e gestores de todos os setores, como uma segunda carreira.

De acordo com a PageGroup, em 2021 a área de TI continuará em evidência, atraindo cada vez mais profissionais e apesar do mercado investir nesta área, há poucas pessoas especialistas no país, não conseguindo preencher a demanda do setor.

Para se ter uma ideia, são formados 46 mil profissionais ofertados ao mercado, ansiosos por trabalhar. Entretanto, a demanda de mercado é de 70 mil profissionais anualmente em tecnologia.³

Por conta disso, há um alto índice de empregabilidade e um alto reconhecimento de quem estiver capacitado para preencher essas vagas tão cobiçadas.

Alto índice de empregabilidade 

Já mencionamos ao longo deste artigo o quão em alta o mercado de TI está. Assim, também podemos afirmar que a TI é o futuro. Já estamos vendo como, cada vez mais, serviços e elementos da vida humana são transferidos para o mundo digital.

Como consequência, a demanda por profissionais qualificados em Tecnologia da Informação aumentará e o futuro dependerá cada vez mais deles. Os cursos que envolvem tecnologia também estão em alta no mercado.

Todavia, há uma carência de profissionais qualificados para as vagas. Há muitas vagas no mercado, porém não há profissionais capacitados.

Tal fato faz com que empresas passem a competir para obter profissionais, de maneira que, com um alto conhecimento técnico, seja possível escolher a melhor oportunidade, de acordo com os benefícios de cada empresa.

Valorização do profissional 

 

Com a expansão do mercado de tecnologias no Brasil, pessoas especializadas nessa área se tornaram membros essenciais para o crescimento de empresas e do desenvolvimento econômico do país. Com isso, esse mercado está em constante crescimento por alguns fatores chaves que mencionaremos agora.

É comum que qualquer empreendimento hoje possua um site, aplicativo, ou qualquer outra solução que conecte o público da companhia ao ambiente digital. Outro ponto relevante para a área de TI é que as empresas precisam se adequar a segurança de dados e informações de seu público. Além disso, é claro o quanto a tecnologia pode facilitar outros setores de um negócio, como a contabilidade, controle de estoque, entre outros.

Esses são apenas alguns dos muitos fatores que contribuem para a  longevidade do setor e a valorização de profissionais capacitados de TI. Para comprovar isso, trazemos os dados de uma pesquisa da Korny Ferry. Esse estudo mostrou que de 2012 a 2017, o mercado de tecnologia obteve um reajuste salarial de 53%.

Para falar mais especificamente do Brasil, de acordo com dados da revista Olhar Digital, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), tiveram sua maior alta salarial no ano passado, cerca de 55,5%. O salário base da área de TI no Brasil, em média, era de R $6020,41 em Setembro de 2020 e, em Fevereiro de 2021, passou para R $9364,21. 

Esse aumento salarial, proporcionou outros benefícios para profissionais da área como a estruturação de um plano de carreira e o estímulo para aprofundar-se nos estudos da área.

Conclusão

E aí? Se convenceu a entrar para a área de Tecnologia da Informação? Aproveite a oportunidade para entrar na área de tecnologia e se inscreva na lista de interesse para participar de um dos processos seletivos da Generation!

Confira os cursos:

 

 

A Generation é uma ONG de educação para o emprego, que está em seu 3º ano de operação,e já beneficiou aproximadamente 1500 pessoas nos seus programas de capacitação em tecnologia.

Seu principal objetivo é transformar o sistema de educação para o emprego. Isso é buscado ao tentar diminuir o desemprego entre jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade, criando oportunidade de emprego, gerando aumento de renda e qualidade de vida para as pessoas participantes e suas famílias.

Um dos principais diferencial da ONG é ser uma solução para eliminar a lacuna de habilidades entre jovens que querem se inserir no mercado de trabalho e empresas que buscam talentos com a qualificação necessária.

Se interessou pela área de Tecnologia, mas não sabe onde buscar sua qualificação? Se você tem entre 18 e 30 anos, possui ensino médio completo, reside na localidade do programa e tem disponibilidade de período integral, se inscreva para um dos bootcamps da Generation!

Todo o aprendizado é fornecido de forma gratuita e com possível fornecimento de equipamentos para a realização do curso. Não perca essa oportunidade e venha para a família Generation!

 

 


[1] Fonte: Blog trybe – Carreia em tecnologia 

[2] Fonte: G1 – Salários em TI

[3] Fonte: DNA Hunter – Recrutamento de talentos de TI