Porque o Stonewall é tão importante?

O mês do orgulho LGBTQIA+ é celebrado durante todo o mês de Junho. Essa data foi criada especialmente para gerar uma conscientização, reforçar a importância da diversidade, trazer a urgente necessidade de respeito e equidade de pessoas que fazem parte da comunidade.

Mas você sabe o porquê do mês de junho ter sido escolhido? O movimento LGBTQIA+ começou a ter força depois dos eventos que aconteceram no dia 28 de junho de 1969. Já ouviu falar na Revolta de Stonewall? Quer saber a importância deste acontecimento? Continue lendo e conheça todo o impacto que esse acontecimento teve na luta pelos direitos nos dias atuais.

Conheça o contexto histórico que precedeu os eventos de Stonewall

Embora já existissem movimentações relacionadas à luta pelos direitos das pessoas da comunidade LGBTQIA + foi no ano de 1969 que tudo começou a mudar de fato, mas antes de conhecer essa história vamos entender um pouco do contexto histórico desses acontecimentos.

Nessa época, não ser heterossexual era considerado crime nos Estados Unidos. Tanto que quem não estivesse usando pelo menos três peças de roupas consideradas apropriadas para o gênero que havia sido designado no nascimento poderia ser preso. Tendo isso em vista, as pessoas da comunidade LGBTQIA + tinham os bares e clubes como refúgios, já que nestes espaços era possível serem quem são. 

Outra proibição que existia naquela época estava relacionada a esses estabelecimentos venderem bebidas alcoólicas para essas pessoas. Por conta dessa proibição os policiais costumavam fazer batidas regulares nestes bares e clubes.

Durante essas inspeções os policiais invadiram o local e os mesmos ameaçavam e batiam nos funcionários e clientes e após isso os mesmos iam para a rua e formavam filas para que a polícia pudesse prendê-los.

Porém, no dia 28 de junho de 1969 não foi isso que aconteceu, durante uma operação policial no bar Stonewall Inn os clientes e curiosos reagiram. Essa rebelião ficou conhecida como a Revolta de Stonewall e foi o que desencadeou o movimento de luta da comunidade LGBTQIA + por seus direitos.

A Revolta de Stonewall e a sua Importância para o movimento LGBT+

Agora que você conhece um pouco do contexto histórico sobre a Revolta de Stonewall, que tal entender o porque a mesma se tornou o marco mais representativo das lutas pelos direitos LGBT+?

Os impactos dessa revolta começaram a surgir seis meses após a mesma como a fundação da primeira organização para luta dos direitos da comunidade(a Frente de Liberação Gay) e muitas outras foram fundadas nos anos seguintes.

Durante o primeiro ano da revolta houve uma série de manifestações visando a luta pelos direitos em outras cidades dos EUA como Los Angeles, San Francisco e Chicago.

Um ano após a Revolta milhares de pessoas da comunidade LGBTQIA+ caminharam 51 quarteirões do bar Stonewall Inn até o Central Park. Posteriormente essa movimentação foi considerada a primeira parada gay dos Estados Unidos. No ano seguinte essa caminhada em lembrança a Stonewall chegou na Europa.

Já 10 anos mais tarde, no ano de 1979, mais de 100.000 pessoas fizeram parte da Marcha Nacional em Washington pelos Direitos das Lésbicas e Gays.

Já no ano de  2016 o bar Stonewall e arredores foram considerados pelo Presidente como um monumento nacional por sua importância na luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA + no país.

Por fim podemos dizer que a revolta de Stonewall sem dúvida impulsionou a luta pelos direitos LGBTQIAP + não só nos Estados Unidos como em todo o mundo. Ainda hoje nós conseguimos colher resultados e impactos que começaram no dia 28 de junho de 1969. Para a comunidade LGBTQIA+ Stonewall é considerado um símbolo de resistência, luta e esperança.

Gostou de conhecer mais sobre a história e impactos que Stonewall gerou na sociedade? Compartilha com alguém que também vai gostar de conhecer mais sobre esse grande símbolo para luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.