Conheça os três setores que compõem a nossa sociedade

Você já ouviu falar na divisão de setores que compõem a nossa sociedade? Os três setores sociais existem para garantir que o funcionamento do sistema social em que vivemos atualmente funciona de maneira eficaz e para que consigamos oferecer qualidade de vida para nossa população.

Sabemos que a nossa sociedade é formada por um sistema complexo e que às vezes entender os três setores que a compõem e as suas funções pode ser complicado e por isso nós separamos uma breve explicação.

Confira a seguir.

Primeiro Setor 

O primeiro setor conhecido também como Estado ou setor público. O mesmo é composto por Instituições públicas e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Com o seu objetivo principal sendo a arrecadação de dinheiro com a finalidade de atender os interesses públicos e gerais do coletivo e auxiliar a população do país, estado ou município.

Segundo Setor

O segundo setor conhecido também como o Mercado. O mesmo é composto por empresas privadas que muitas vezes competem entre si. Geralmente os investimentos feitos nesse setor são de origem privada e visam o crescimento da empresa.

O principal papel desse setor em nossa sociedade é  gerar empregos para a população e satisfazer as necessidades da mesma. Sendo assim todos que participam desse setor são beneficiados de alguma forma, seja como empresário, funcionário ou comprador.

Terceiro Setor

O terceiro setor conhecido também como o setor das associações sem fins lucrativos. O mesmo é composto por ONGs, instituições, fundações e organizações da sociedade civil; as mesmas podem receber doações do Estado e/ou de empresas privadas. Esse dinheiro arrecadado é sempre utilizado em prol da nossa sociedade.

O principal objetivo desse setor é ajudar a nossa sociedade com projetos sociais impactando as comunidades ou grupos em situação de vulnerabilidade ou em defesa do meio ambiente, contribuindo para que essas pessoas tenham uma perspectiva melhor do seu futuro e possibilitando o acesso a serviços básicos. 

Exatamente por atingir essas áreas de nossa sociedade que esse setor possui um papel tão importante em nossa sociedade, é graças a ele que conseguimos proporcionar uma qualidade de vida melhor para as pessoas que estão em situações precárias de vida e saúde. 

O bom funcionamento e equilíbrio desses três setores são essenciais para que o nosso país se mantenha em desenvolvimento e continue proporcionando bem-estar e qualidade de vida para a nossa população. Gostou de saber mais sobre os setores da nossa sociedade? Compartilhe esse post com alguém que você acha que vai gostar também.

Acesse aqui o nosso conteúdo sobre os resultados apresentados pelo GIFE sobre uma pesquisa inédita do terceiro setor.