História Inspiradora – Conheça a Tamires Guimarães

História Inspiradora - Tamires Guimarães

Tamires Guimarães, 30 anos – Desenvolvedora | Serasa Experian

É mãe de um bebê chamado Theo e fez parte da turma Juntos, uma edição somente para pessoas negras, do bootcamp da Generation Brasil. 

Em meio a pandemia, Tamires e o marido que era barbeiro perderam a principal fonte de renda ficando desempregados, por meio de um amigo foi que Tamires soube da Generation Brasil e todo trabalho desenvolvido com o objetivo de educação para o trabalho. No setor de tecnologia, ela viu uma oportunidade de entrar no mercado de trabalho, principalmente por perceber que a área está cada vez mais abraçando as mulheres, mesmo que elas ainda ocupem apenas 20% das vagas no mercado de tecnologia, segundo IBGE. 

Para ela, nem tudo foi um mar de rosas nessa caminhada de aprendizados durante o Bootcamp. ” Foi um desafio toda jornada, porque são das 8h da manhã às 5h da tarde, era muito puxado. E a gente não podia pagar escola para meu filho e as creches estavam fechadas, mas tive uma rede de apoio”, comenta. Apesar de afirmar não ter muita afinidade com o universo da tecnologia, ela agarrou a oportunidade de aprender uma nova profissão. Contudo, a desenvolvedora relembra que muitas vezes pensou em desistir, por achar que programação não era para ela, porém ela perseverou e seguiu em frente, dia após dia, até a conclusão do curso. 

A SAGA NA BUSCA DE EMPREGO

Mesmo não conseguindo emprego após o GenTalents, evento de empregabilidade que conecta os recém – formados com os profissionais das empresas, ela não desanimou e foi atrás das oportunidades do mercado. 

A partir do seu engajamento na rede social LinkedIn, foi chamada para vários processos seletivos. Tamires destaca que, chegou a realizar mais de cinco entrevistas em uma semana até receber o desejado sim. Hoje ela é funcionária do núcleo de tecnologia da rede Serasa Experian de São Paulo. O cargo veio um mês após a formação no Bootcamp.  

O PAPEL DA TECH NA SOCIEDADE… 

A desenvolvedora ainda aposta no setor enquanto frente de apoio às questões sociais.  “Hoje eu não consigo ver a tecnologia desvinculada da parte de contribuição social. Para mim, ela tem papel fundamental na inclusão de mulheres, mães solos, pessoas com deficiência, pessoas pretas e toda a comunidade LGBTQIA+, só assim garantimos melhor dignidade para nossos semelhantes”, explica a desenvolvedora.