Entenda o que é o Pacto Global da ONU

 Você já ouviu falar do Pacto Global da ONU? Não? Não se preocupe. Aqui você ficará por dentro sobre o tema, os objetivos e a real importância dessa iniciativa. O Pacto Global foi lançado em 2000, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para coordenar as empresas de modo conjunto rumo a um progresso sustentável. Ele funciona como uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos Dez Princípios universais nas seguintes áreas: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

O objetivo principal deste pacto é encorajar o diálogo entre empresas, governos e a sociedade civil em busca de um mercado global mais justo, inclusivo e sustentável. Suas diretrizes foram pensadas com aplicação universal para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.

Vale ressaltar que, o Pacto Global não é um código de conduta obrigatório, mas sim uma iniciativa voluntária, aberta a qualquer instituição comprometida com a promoção do crescimento sustentável.

A iniciativa é o maior movimento de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, considerando empresas e outras organizações, distribuídas em 69 redes locais em 160 países.

Outro ponto importante sobre o Pacto Global é que quem o integra, também assume a responsabilidade de contribuir com o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), alinhados à Agenda 2030 definida pela ONU em 2015.

Os dez princípios

 O Pacto Global defende Dez Princípios universais, os quais, devem ser seguidos no dia a dia das organizações que fazem parte do pacto. Conheça-os abaixo:

Direitos Humanos

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

5. A abolição efetiva do trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

 Anticorrupção

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

 

ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Conforme dito anteriormente, em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos:  a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS visam um desenvolvimento que busca atender as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras. Eles são um compromisso assumido por cada um dos 193 países que voluntariamente se comprometeram com a Agenda 2030.

Esses, têm a responsabilidade de implementar a Agenda 2030, fornecendo meios para que os objetivos sejam alcançados, e também tem a responsabilidade de acompanhar o progresso de cada um deles em seu território.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Os temas da Agenda 2030, podem ser divididos em quatro tópicos principais:

  • Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
  • Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.
  • Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
  • Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

 

Para que ele seja alcançado, a harmonia entre três elementos é fundamental: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. E além disso, eles devem ser implantados em conjunto, e não de forma independente entre si.

Vale ressaltar também, que o trabalho para o atingimento dos ODS deve ser um esforço conjunto das empresas com governos, terceiro setor e sociedade civil. Percebemos que cooperação é uma palavra essencial ao pensarmos nos ODS.

E agora que já entendemos mais sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vamos conhecê-los?

 

ODS e Terceiro Setor

Como falado, o cumprimento da Agenda 2030 depende de ações coordenadas entre governo, empresas e sociedade civil. E é aí que também entra a importância do alinhamento do Terceiro Setor com esta agenda.

As organizações da sociedade civil mantêm uma conexão estreita com realidades locais, que podem não ser compreendidas ou passar despercebidas. O trabalho com estas realidades específicas sob a perspectiva de objetivos globais pode fazer a diferença no cumprimento das ODS.

Nós da Generation Brasil trabalhamos continuamente para mudar a vida das pessoas por meio dos sistemas de educação para o emprego. Nosso objetivo é apoiar pessoas a conquistarem um emprego e carreira digna que proporcione uma vida melhor.

Além disso, buscamos juntar nossos alunes a empresas que procuram talentos diversos. Nosso programa cria valor real para os parceiros empregadores, e carreiras sustentáveis e de impacto para nossos participantes.

Nossos objetivos estão alinhados aos ODS e os da sua organização? Clique aqui e saiba como aderir ao Pacto Global.

Para participar de um dos nossos bootcamps, clique aqui! E se você representa uma marca empregadora, em busca de jovens talentos altamente qualificados, torne-se uma empresa empregadora, aqui.

Deixar as imagens que simbolizam cada um dos 10 princípios

Fazer uma tabelinha