INSCRIÇÕES GRATUITAS! Programadores Cariocas tem 1200 vagas para cursos na área de TI

Programadores Cariocas

Estão abertas as inscrições para o Programadores Cariocas, curso para formar e qualificar jovens em situação de vulnerabilidade social na área de programação. São 1.200 bolsas integrais e parciais com prioridade para adolescentes, mulheres, refugiados, pessoas negras e trans. É para alcançar a meta de formar jovens desenvolvedores, a Generation Brasil oficializa a parceria com a Prefeitura do Rio, e chega a mais uma cidade brasileira, a organização social ministrará os cursos em dois polos na Zona Sul. https://programadorescariocas.rio/

Para se matrícular é necessário:

✅ Ter entre 17 e 29 anos;
✅ Ser residente na cidade do Rio de Janeiro;
✅Estar ou ter cursado o ensino médio na rede pública de educação.

As aulas estão previstas para o início de agosto de 2022. Serão ministradas de forma presencial em oito locais espalhados por todas as zonas da cidade, sendo três na Zona Norte, três na Zona Sul, um na região de Barra/Jacarepaguá e outro entre Centro e Zona Sul.
A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), em parceria com a ONG Generation Brasil, são os responsáveis pela iniciativa.

“É um projeto que tem o potencial de mudar a vida de milhares de cariocas, por meio da educação profissional, em uma área fundamental para o mercado. Há um déficit de 24 mil profissionais qualificados por ano no setor de tecnologia da informação e o Programadores Cariocas vai ajudar a suprir essa lacuna, dando oportunidades, empregabilidade e geração de renda para os jovens que mais precisam”, destaca Thiago Dias, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação.

A meta é formar 1200 profissionais nesse ciclo que tem início no segundo semestre de 2022, sendo 200 com bolsa integral. Os alunos contemplados com uma das 1.000 bolsas parciais (50%) pagarão o valor restante apenas após a conclusão do curso e, caso não consigam um emprego em até cinco anos, a instituição parceira assumirá o custo. O Programadores Cariocas também vai oferecer dois auxílios para todos os jovens matriculados: um financeiro de R$ 500 por mês e um computador. O curso será presencial e terá duração de seis meses (400 horas). Até o fim de 2024, o objetivo do programa é formar cinco mil jovens.

Para se matricular, é necessário ser residente na cidade do Rio de Janeiro, ter entre 17 e 29 anos, ter ensino médico completo e ser oriundo da rede pública de ensino. As vagas serão preenchidas pelas pessoas que comprovem ser vulneráveis, com base no Índice de Desenvolvimento Social (IDS) calculado pelo Instituto Pereira Passos (IPP). Os refugiados não precisarão ser oriundos de escola pública e nem mesmo estar dentro do IDS.

Após a inscrição e o preenchimento de um questionário socioeconômico, os candidatos terão que fazer uma prova objetiva, de caráter eliminatório, de forma online. As aulas, com previsão de início no mês de agosto, serão ministradas de forma presencial em oito locais espalhados por todas as zonas da cidade, sendo três na Zona Norte, três na Zona Sul, um na região de Barra/Jacarepaguá e outro entre Centro e Zona Sul.

A Generation Brasil ministrará cursos em dois polos: Av. Pres. Wilson, 118 (Centro) e Unidade R9, Rua André Rocha, 838 (Taquara). As aulas ocorrem às segundas, quartas e sextas (das 8:00 às 13:00) e às terças e quintas (das 8:00 às 17:00).

Os candidatos devem se inscrever no site: https://programadorescariocas.rio/

Conhece alguém que gostaria de se inscrever? Compartilhe essa iniciativa.