Saiba o porquê é importante conhecer as siglas e bandeiras que representam a comunidade LGBTQIA+

O mês do orgulho chegou ao fim, mas sabemos que essa luta não acontece somente no mês de junho e sim durante o ano inteiro. O Brasil é considerado um dos países mais violentos com relação à comunidade LGBTQIA+ e por conta disso ter pessoas aliadas a causa é muito importante. 

Ao saber o que cada letra representa e as bandeiras da comunidade LGBTQIA+ possibilitam que nos tornemos aliados importantes para a causa. Pois assim é possível gerar uma conscientização maior da sociedade, reforçando a importância e trazendo a urgente necessidade de respeito e equidade de direitos para as pessoas que fazem parte da comunidade.

Por isso vamos desmistificar a sopinha de letras que compõem a sigla LGBTQIA+?!

Mas antes de chegarmos na sigla saiba que você pode encontrar variações da mesma como: LGBT+, LGBTQIA+, LGBTQIAP+ e outras. 

Desmistificando a sigla LGBTQIAP+

Confira abaixo o que significa cada uma dessas letras que compõem a sigla além das bandeiras que as representam:

Lésbicas (L)

São mulheres cis ou trans que sentem atração sexual e/ou afetiva por outras mulheres.

Gays (G)


Bandeira do Orgulho Gay de Baker

São homens cis ou trans que sentem atração sexual e/ou afetiva por outros homens.

Bissexuais (B) 

As pessoas bissexuais sentem atração afetiva e/ou sexual por mais de um gênero.

Transgêneros (T) 

São pessoas que se identificam com outro gênero que não o atribuído no nascimento com base nos órgãos sexuais. 

Dentro da sigla T também podemos encontrar pessoas Transexuais, Travestis e Não-bináries. Existindo também uma variação das bandeiras utilizadas por essas pessoas.


Bandeira do orgulho não-binarie

Queer (Q)

É um termo guarda-chuva para minorias de orientação sexual e de identidade de gênero, ou seja, se refere a pessoas que não são heterossexuais e/ou não são cisgénero. 

 Intersexuais (I)  

São pessoas que apresentam variações em seus cromossomos e/ou órgãos genitais. Essas variações fisiológicas fazem com que a pessoa não se encaixe nas categorias binárias de feminino ou masculino.

Agênero (A)

São pessoas que têm identidade de gênero neutra ou que não se identificam com nenhuma identidade de gênero.  

Assexuais (A)

São as pessoas que não sentem atração sexual por outras pessoas.  Podendo ser parcial, condicional ou total. 

Pansexual (P)

São pessoas que sente atração por outras pessoas independentemente do sexo designado no nascimento, da identidade de gênero e da expressão de gênero. 

+

O mais (+) representa outras orientações sexuais e identidades de gêneros.

Que tal conhecermos um pouco mais sobre a história da sigla? Continue lendo e saiba como tudo começou

De onde surgiu a sigla LGBTQIA+

No momento em que o movimento LGBTQIA+ começou a ganhar força principalmente nos Estados Unidos por conta da Revolta de Stonewall, não existia uma sigla que era utilizada para se referir a comunidade. Durante os anos 80 que começaram surgir as primeiras versões de uma sigla que seria utilizada para se referir a comunidade. Os termos utilizados eram mais genéricos e com o passar do tempo foram se tornando mais representativos. 

A sigla que utilizamos atualmente passou por uma grande evolução assim como o movimento para ser mais inclusiva além de incentivar o respeito. 

  • GLS – Conhecida também como a primeira sigla utilizada e se referia aos gays, lésbicas e simpatizantes. Porém o “S” da sigla acabou abrindo espaço para o julgamento e preconceito, sendo assim tivemos a primeira adaptação da sigla.
  • GLBT-  Nessa nova versão por conta do preconceito o “S”  da sigla acabou sendo removido. Além da exclusão de uma letra, outras duas foram acrescentadas trazendo representatividade para as pessoas bissexuais e para as pessoas que são representadas pela letra T.
  • LGBTQIA+ – Foi só no ano de 2008 que a sigla passou a ser a que conhecemos hoje. Isso ocorreu por conta do movimento feminista que tinha o objetivo de trazer maior visibilidade para as lésbicas por isso o L passou a ser a primeira letra da sigla. Além disso, foram incluídas outras letras QIA+ para trazer maior representatividade para outras identidades e orientações. 

Porque é tão importante conhecer as siglas?


Bandeira das pessoas aliadas que oferecem apoio pessoas LGBTQIA+

Assim como no caso de outras minorias, a luta pelos direitos e respeito é uma realidade. Então ainda é necessário lutar contra o preconceito e ampliar a conscientização sobre o tema principalmente para pessoas de fora da comunidade para que seja possível criar um ambiente onde todes possam ser quem são sem medo. 

No caso da comunidade LGBTQIA+ para tornar isso viável é de extrema importância que pessoas não façam parte da comunidade, conhecidos também como aliados, se posicionem ativamente pela igualdade de direitos e contra a LGBTfobia em geral.