Erika

Mãe e estudante em tempo integral

Erika sempre foi estudiosa e um exemplo para seus irmãos e irmãs, mesmo sendo a mais nova da família. Criados apenas pela mãe, eles eram incentivados a estudar para ajudá-la quando crescessem, e foi o que aconteceu.

A caçula decidiu, ainda cedo, ser arquiteta. Prestou o Enem no ensino médio e foi aprovada no curso de Edificações, pelo Sisutec. Com a prática, mudou de ideia e optou pela graduação em Engenharia Civil, a qual tentou cursar duas vezes, mas não conseguiu concluir, por ficar desempregada em ambos os momentos.

Conheceu a Generation através da chefe de sua mãe, que passou todas as informações para que Erika fosse atrás da oportunidade. Ela ficou sabendo já na formação da primeira turma, e não hesitou em aplicar para o processo quando a segunda etapa de inscrições foi aberta. Em meados de 2019, foi aprovada para o curso profissionalizante de Java Jr.

O início de um sonho…

Para conseguir estudar, Erika precisava lidar com alguns desafios. O principal deles: ser mãe solteira e aluna em tempo integral. Apesar de conseguir ajuda com uma pessoa da família para ser babá de seu filho Davi, de apenas um ano, ainda havia a dificuldade de dormir bem e ter energia para o curso. “Ele estava em uma fase de acordar durante a madrugada, por volta das 3h. Então, várias vezes, eu ficava com muito sono em sala de aula e levantava para ir lavar o rosto ou tomar café, porque eu não me permitia dormir durante as explicações dos instrutores.”

O trajeto até o local do curso também era um problema. Morando em Parelheiros, extremo Zona Sul de São Paulo, e precisando se deslocar, diariamente, até o bairro Carandiru, na Zona Norte, ela levava de duas a três horas. Em dias de paradas inesperadas nos trens e metrôs, era quase impossível não se atrasar.

Em meio aos obstáculos, ter o apoio dos demais integrantes da turma foi um alento, assim como o suporte da assistência social, fornecido pela Generation. “Mesmo que ninguém entendesse exatamente como era viver essa situação, eles me incentivavam. Tive muitas conversas com a assistente social, ela me deu tantos abraços. Algumas vezes me segurei para não chorar, mas eu dizia a mim mesma, ‘que não há vitória sem luta.’”

…Deu tudo certo!

A vitória veio! No início de 2020, após a apresentação do projeto ao fim do curso, foi contratada, por um grande banco, como Analista de Engenharia de TI Jr. Mesmo com a pandemia, pôde garantir a estabilidade para a sua família, quitar suas dívidas, e aproveitar as conquistas ao lado do filho.

Hoje, Erika trabalha em home office e agradece por ter feito parte do processo para a Generation. “Foi logo depois que comecei a trabalhar que veio a pandemia, então eu fico pensando o que seria de mim e do meu filho se não fosse isso. Faltam palavras para agradecer. E, se alguém ainda está em dúvida se essa área é para você, eu te diria para acreditar que vai dar certo. Confia no seu potencial e segue em frente!”

Para os próximos passos, os planos dela são de, em breve, fazer uma faculdade na área de tecnologia e trilhar um plano de carreira dentro da empresa. Além disso, finalmente conseguir realizar seus sonhos de ter uma casa, um carro e garantir o futuro do Davi, que, segundo ela, está cada dia mais terrível e feliz, curtindo muito passar mais tempo ao lado da mãe.