Gilberto

Paixão pela tecnologia

Gilberto adora tecnologia desde criança. “Eu tive contato com a tecnologia desde meus 11 anos de idade, eu era uma criança muito curiosa. Lembro-me quando recebi o meu primeiro videogame, em menos de uma semana eu já tinha aberto para ver como funcionava por dentro.”

Aos 14 anos, durante o ensino médio, Gilberto procurou cursos de tecnologia, buscando se especializar na área. Mas, na época, não conseguiu encontrar muitas opções e, em vez disso, começou um curso de engenharia civil e construção.

Sem esperanças

Gilberto teve dificuldades em encontrar emprego de período integral na engenharia civil, então, começou a trabalhar como autônomo consertando computadores e voltando à sua paixão. “Consertar computadores na região em que vivi abriu minha cabeça para a área, eu não sabia que o mercado era tão grande e estava crescendo tão rápido.”

Um dia, Gilberto finalmente tomou uma decisão. Após receber uma resposta negativa de uma entrevista de emprego em uma empresa de telemarketing, começou a se perguntar o que devia fazer a seguir. Ele estava desempregado, frustrado e precisava encontrar uma solução real, então, compartilhou sua história em um grupo de tecnologia no Facebook, pedindo recomendações de cursos online.

Entre algumas dicas e palavras de conforto, ele viu o comentário de uma das organizadoras do programa Generation Brasil, convidando-o a se candidatar à primeira turma do programa Desenvolvedor Web Java Junior. “Ela mencionou que eles tinham acabado de lançar o site – e que eu era o primeiro candidato a fazer inscrição”.

Além das competências técnicas

Um dos aspectos-chave de sua experiência com a Generation eram as aulas de soft skills. As pessoas perceberam o quanto ele progrediu nessas habilidades durante as 12 semanas do programa. “Eles me educaram sobre o mercado, transformaram minha percepção, abriram minha mente. O mentor era essencial – quando recebi esse tipo de apoio, consegui resolver meus problemas e melhorar minhas habilidades.”

Nasce um empresário

Ao sair do programa, Gilberto recebeu uma oferta de emprego de tempo integral em sua nova área.
Quando perguntado sobre seus planos para o futuro, Gilberto responde prontamente – “Eu quero criar empregos.” Ele vê as habilidades tecnológicas como a chave para a empregabilidade. Gilberto quer se tornar um empreendedor e ajudar outros que lutam contra o desemprego.